segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os Bombeiros (parte I)

Quem logo á partida não sabe quem são os bombeiros? Não só como instituição, mas as pessoas que compõem essa mesma instituição?
Gente boa, forte, voluntariosa, e sempre pronta! Seja para o que for, os bombeiros são pessoas que estão sempre prontos para tudo! desde que sejam chamados para actuar, eles nem pestanejam…logo, ali! Têm salvo muitas vidas ao longo dos anos (diria dos séculos..), salvo muitos haveres.
Na sociedade com um tipo de administração como a nossa, uma instituição como esta é daquelas que nem se pensa se é necessária. Tem de existir e pronto!
Mas como tudo na vida, “não há bela sem senão”…
Esta instituição, é uma organização paramilitar. Por muito que este nome até tenha uma conotação pejorativa de índole negativa, (pois em regra costumamos ouvir esta definição associada a grupos de milícias ligadas a lutas armadas e sangrentas, justas ou não, sempre dependendo do lado de cada um), realmente assim é.
Esta instituição divide-se em três partes, em regra: quadro de comando, quadro activo, e quadro de honra (também poderá existir um  quadro de reserva).
O quadro de comando, compõe-se do comandante, do 2ºcomandante, e de adjuntos (no máximo de 4, conforme o tamanho do corpo e das necessidades)
              O quadro activo, divide-se, actualmente, em 2 partes:
Oficial-Bombeiro, e Bombeiro. Assim:
Na carreira Oficial-Bombeiro, temos e por ordem hierárquica decrescente:
Oficial-Bombeiro Superior,
Oficial-Bombeiro Principal,
Oficial-bombeiro 1ª,
Oficial-Bombeiro 2ª, e
Estagiário.
Na carreira Bombeiro, temos e por ordem hierárquica decrescente:
Chefe,
Subchefe,
Bombeiro 1ª,
Bombeiro2ª,
Bombeiro 3ª, e
Estagiário.

O quadro de honra, , compõe-se dos bombeiros que chegando a uma dada idade (hoje, aos 60 anos), passam por assim dizer, á reforma dos bombeiros, passam ao “quadro de honra”.
Concentremo-nos nos 2 quadros que realmente interessam, a saber: o de “comando” e o “activo”. E podemos começar já pelo “activo”, onde enveredará pela carreira de Oficial-Bombeiro, somente quem tiver uma formação académica superior, e pela carreira de Bombeiro, todos os outros que tiverem necessariamente a formação académica mínima. Então, em qualquer destas 2 carreiras neste quadro, são fornecidas formações especificas, estratificadas, afim de, para além de se tomarem conhecimentos, também serem tomadas outras responsabilidades, pois na base da formação estratificada está a promoção do Oficial-Bombeiro ou do Bombeiro, ao posto imediatamente a seguir na hierarquia acima exposta. Daí o conceito de organização paramilitar.
Não esqueçamos que são conhecidos por “Soldados da Paz”
…agora começa a minha confusão..??!..
É que para o quadro de comando, á partida, não eram necessários quaisquer atributos para se ser comandante, 2ºcomandante, ou adjunto….bastava que a entidade detentora do corpo, quer publico, quer privado, quisesse que dada pessoa fosse o comandante e…pronto tínhamos um comandante, que não raro, e muitas, muitas vezes saia com o posto de Bombeiro 3ª para o comando..e era este então que promovia a 2ºcomandante quem queria, e os adjuntos com a mesma forma de acção…


…vamos continuar esta “linda história” na parte II
(a nova lei saiu em 2007…imaginem quantos comandantes ainda temos nas condições antigas,,,)