quarta-feira, 20 de julho de 2011

Que futuro para os nossos Jovens??? ..e para o nosso pais???


Actualmente vive-se no nosso país, uma situação deveras insustentável! Temos milhares de jovens formados superiormente, mas também jovens não formados superiormente, que querem, necessitam de trabalhar.
Aceder a um posto de trabalho é, seja que tipo de visão, de perspectiva, leia-se mesmo ideologia, esteja predominante no governo, um direito inalienável que assiste a qualquer pessoa, e penso, que no caso dos jovens, esse direito deverá estar sempre presente, pois é deles que depende o futuro do nosso país, de qualquer país! Não devemos estar de acordo com este tão importante principio, e não fazer nada para o consolidar.  Não nos esqueçamos que tempos houve, em que estávamos todos a ver o desastre que era a destruição da nossa agricultura, das nossas pescas, das nossas industrias mineiras, das nossas industrias transformadoras, pensando que a seu tempo, com toda a carrada de dinheiro recebido, a titulo de pagamento/subsidio, a coisa se ia compor, pois estaríamos dentro de uma área económica que olharia por nós…
Realidade: estamos na falência, não temos meio de sobreviver, pois todos os que tínhamos, alienamos a outros, a troco de dinheiro fácil. Como não podemos fazer as coisas que necessitamos, temos de as comprar, a preços impostos por quem…nos pagou no passado para a tal destruição de todo o nosso tecido produtivo! Estão a reaver com chorudos lucros, todo o dinheiro que nos deram  (…afinal não deram…)
A analogia pode e deve ser feita para a relação dos jovens / emprego!
O que nos vai na cabeça?
Vamos voltar a agir como quando foi no caso da destruição dos nossos meios produtivos?
Vamos continuar a não fazer nada para resolver de forma correcta, direita, sustentável, (nada de trapalhices e tonterias das quais já estamos mais que fartos!!) a importante e grave falta de emprego para os jovens???
Se calhar vamos esperar que tudo se resolva…não se sabe como, quem, quando, mas…que tudo se resolva…alguém, se calhar algum ET, resolve isto…
E quando os velhos começarem a, naturalmente, desaparecer, os saberes a irem com eles, a não termos já ninguém para ocupar os postos deixados vagos por aqueles, a tempo, (pois aí, qualquer pessoa que se proponha a substituir os idos, vai ter que passar outra vez por tudo, para aprender, aquilo que lhe podia ter sido naturalmente ensinado, se a politica de emprego para os nossos jovens fosse a correcta), então vai voltar a ser um “aí Jesus” que já só temos velhos e ninguém para produzir, para sustentar o país em todas as suas diversas necessidade….
É que existem duas vertentes de emprego: a continuidade, onde os jovens darão continuidade em áreas que assim se justifique ser, e aquela em que serão os próprios jovens a desenvolver novas técnicas para melhorar, inovar e tornar ainda mais produtiva dada área do tecido empresarial. Para isso não pode existir nenhum hiato temporal entre a saída do velho e a entrada do novo. Terá de existir sempre uma sobreposição no tempo.
Deixem-me em estilo de roda pé perguntar-vos: se entretanto e na continuidade os jovens que gastam imenso em propinas, em extenuação física, para se formarem superiormente, e trazer novas ideias e progresso a toda uma sociedade, se vê que depois de todo esse esforço não tem saída a não ser aquela que serve para qualquer pessoa, quer tenha formação académica, (seja ela de que nível for), quer não tenha, porque carga d’água há-de esforçar-se fisicamente e gastar imenso dinheiro a formar-se?  Superiormente, ou de outro grau qualquer?  E o país como fica?  Como vai ficando? É como o outro caso acima descrito…os nossos jovens não têm experiencia, portanto vai-se buscar mão-de-obra a outros países…olhe-se o caso dos médicos…

…fuí…

domingo, 17 de julho de 2011

A Agências de Rating

Ultimamente temos sido confrontados com um tema, que tal como outro, em tempos idos, a saber, a Justiça, (pelo caso “casa pia” ficamos todos doutores em Direito, sabendo de cor tudo sobre os códigos penal, processo penal, civil, processo civil,…tudo. Ficamos doutores em Direito..), nos pôs a todos, também neste caso,  doutores em Economia e Finanças.

Esse tema, é o das “agências de rating”…

A tomar como válido o que se vai dizendo, escrevendo, e mostrando na comunicação social, existem imensas agências de rating: europeias, americanas, asiáticas ( nunca ouvi de agencias africanas, mas não me admirava..), mas nos mercados, só se dá valor ao que emana de três delas.
           
Estão as três sediadas nos EUA, sendo que uma delas, pasme-se, tem maioritariamente capital francês (a agencia Ficht tem como maior accionista a Fimalac, com 60%..).
 Então, e continuando a passar o que vai sendo veiculado pelos media, essas três agencias são conhecidas por Moody’s, Standard & Poors, e a Fitch.
Estas agências erraram sempre nas situações mais importantes para a economia ocidental no ultimo século…desde 1929:

 erraram na GRANDE DEPRESSÃO,
no CHOQUE PETROLIFERO DE 1970, 
no SUBPRIME AMERICANO,
nas CRISE DAS DIVIDAS SOBERANAS,
no GRANDE DESAIRE NA ISLÂNDIA,
no LEWMAN BROTHERS…

Perante estes factos, e com as escandalosas e despudoradas tomadas de posição, frases ditas, e pelos vistos, acções já a decorrer no sentido de legislar (pasme-se só agora), por forma a evitar que este tipo de organizações tome controlo de todo um continente (quase), todos nós somos como que impotentemente impelidos, quais carneiros, a sair também a terreiro em defesa da honra da nação, digo, das nações, e porventura até, mais dia menos dia, da nação-Mãe pátria, a Europa
…pois não querem ver aquelas grandes safadas das agências de rating, a dizer mal de nós! Porquê?
Devemos alguma coisa a alguém?
 Não temos um registo de compromissos assumidos, cumpridos sempre da forma correcta?
 Temos algum indício de corrupção no país que os leve a pensar que há sempre alguém que se vai apropriando da riqueza do país, com grandes sacrifícios claro, e sempre a bem da grande causa…(grande causa, porque na maioria dos casos, são “causas” com 8 assoalhadas, com boa piscina, sauna, jardins…como digo, grande causa…)
Os nossos tribunais não executam a lei no tempo tido por todo o mundo como o necessário para que assim seja? Algum processo, em geral, do qual dependa a vida de famílias inteiras, demora mais de 6 ou 7 anos, por pequeno que seja? Teremos casos em que demora 20 anos e os beneficiários até já morreram?
É ou não é correcto, olhar para todos os erros de análise que essas safadas dessas agências cometeram nos últimos 80/90 anos, prejudicando, assim logo á cabeça, aqueles grandes investidores da bolsa, sem os quais nenhum país que se preze de pertencer ao G67, deles não pode prescindir, e depois passando pelos prejuízos que causam á grande finança, aos banqueiros, coitados sempre tão solícitos, e necessitados, para com a economia do país..o que eles não passam para sustentar e manter as suas famílias, os amigos das suas famílias, os conhecidos das suas famílias, os amigos dos conhecidos das suas famílias..é uma dor de alma…aquelas safadas….que ainda por cima, é bem feito que se sintam confusas quando os doutos cá do burgo, ora dizem hoje que elas são a face do mercado e portanto toca de lhes obedecer, e logo amanhã dizem que elas não percebem nada do assunto…e deixem-me dizer-vos baixinho: parece que estes países e bancos e empresas, ainda lhes pagam…é verdade! Dizem que sim…

Escrevendo como um simples cidadão, que todos os dias, ainda, se tem de levantar ás 7 h e deitar-se quando calha, como um simples cidadão que sempre pagou, em 40 anos de trabalho, todos os impostos que um estado como o que temos lhe impõe pagar, se submete á falta de tudo, desde boas estradas na sua pequena vila, a alguma segurança na sua pequena vila, escrevo:
O DINHEIRO QUE DEVEMOS NÃO SE EVAPOROU! VAMOS BUSCÁ-LO A QUEM O TOMOU PARA SI, PAGUEMOS AS NOSSAS DIVIDAS, E TRABALHEMOS COM HONRA E RIGOR, E FICAREMOS IMEDIATAMENTE IMUNES, QUAL VACINA MILAGROSA, A QUALQUER AGÊNCIA DE RATING, POR MUITO PANTOMINEIRA E APALHAÇADA QUE SEJA!!

…saí…