domingo, 12 de fevereiro de 2012

...os Trabalhadores, esses grandes sacanas e malandros...

“Ris de mim, porque não me compreendes, mas eu rio-me de ti porque te compreendo bem demais!”
Nunca vi um trabalhador por conta d’outrém, despedir o seu empregador! É isso: Nunca vi!
No entanto todos já vimos trabalhadores por conta d’outrém, serem despedidos por “sms”, por um qualquer papel afixado na porta de entrada do local de trabalho.
Todos já vimos e conhecemos de sobra os casos dos empregadores (este tipo de gente gosta de ser chamado de “empresário”) que simplesmente não passam cartas de despedimento, pois sabem que se o fizerem estão logo a contas com a justiça, pois nesses casos existem outros casos : não descontam para a segurança social, pois abotoaram-se com o dinheiro, que devia ter ido para o tesouro publico, leia-se, para todos nós.
Esta avalanche de situações e acções negativas que se abateram e abatem sobre os ainda existentes trabalhadores por conta d’outrém, é do mais vergonhoso que existe!
Empregador, que é empresário em toda a plenitude da palavra, não tem qualquer problema com as leis laborais, com a produtividade, com nada a não ser a existência de trabalho para executar, investir sempre em formação dos seus empregados, e actualização dos meios de produção!
Este é o segredo!
Os seus empregados sabem claramente o que fazer. Quando por uma qualquer razão inesperada (ainda vivemos no planeta Terra, e ainda somos humanos, …ainda…),este empregado não tiver trabalho distribuído, só estará nessa situação um hiato de tempo irrisório, pois a gestão da empresa, o planeamento está de tal maneira bem feito, por pessoas que são Empresários e Gestores,com letras bem maiúsculas, digo bem grandes, que as coisas são logo detectadas, e corrigidas, pois existe sempre uma reserva de algo para as situações inesperadas!
Falava eu há dias com um homem que é Empresário, porventura há 30 anos, e claro, que sendo uma pessoa de alta cultura, alto conhecimento e sabedor do que quer e sempre quis (neste momento tem sob a sua orientação 63 pessoas), sobre este tipo de situações, e aprendi, repito aprendi, pois tanto cursei Gestão em faculdade, e nunca ninguém me tinha exposto a coisa daquela forma. Então dizia-me o senhor que no dia em a sua pequena empresa não tiver o ano seguinte todo completo no que concerne a salários e pagamentos imobiliários fixos, com uma dada tolerância, é porque ele falhou na gestão da sua empresa.
Afirma, altivo que o simples operário nunca baixa a produtividade, nunca erra o objectivo imposto, por algumas razões em que aponta logo duas á cabeça:
-O objectivo a atingir é atingível! (geralmente é largamente ultrapassado, por grande mérito do operário (que nunca perde em se dedicar ao trabalho de forma limpa, clara e honesta, pois ao final do ano tem parte dos lucros…)
-Se por qualquer razão o objectivo não é atingido, só o não é durante um período insignificante, pois o responsável hierárquico está logo, imediatamente em cima do problema, não deixando que uma simples chamazinha se transforme num incêndio..
Porque carga d’água neste país, e se calhar noutros, 99% dos casos das pessoas que chegam e são “chefes”, são estúpidos, incompetentes, mas são e sê-lo-ão sempre de grande confiança do chefe hierárquico que o nomeia?...e perante isto têm a grande lata de me virem falar de produtividade????
…falar de produtividade????  …ou pior: de falta de produtividade…
Sei de um caso em que o “chefe” não dá que fazer a um operário de grandes conhecimentos, experiências e enormes competências, provadas e comprovadas (de tal forma que é constantemente convidado a trabalhar em outras empresas..), para lhe mostrar quem manda ali!!...é muito triste, pois é a empresa que perde…e este Homem, este Operário também não sai! Trabalha há quase 50 anos na arte, e sabe exactamente o que é justo e o que é injusto, e…está seguro que:
 a justiça pode tardar, mas vem!
Deixo bem claro, com toda a certeza que uma vida também longa de trabalho, disse de trabalho, não disse de presença no posto de trabalho…digo bem alto que todos os problemas laborais que existam são de pura e exclusiva responsabilidades dos “chefes” que hoje temos, pois preferem ir a correr buscar o cafezinho ao seu superior, ir muito depressa tirar-lhe uma cópia, ou outra sabujice do género, a dizer-lhe cara a cara, que quando não está correcto, não está correcto, evitando muitas vezes prejuízos á empresa cujos patrões na maior parte dos casos não fazem a mínima ideia do que se passa, ( e nem querem saber!).
Só, em toda a minha vida de trabalho conheci um Homem que foi Chefe de pleno, e a dada altura demitiu-se do cargo, preferindo voltar para o simples cargo de simples trabalhador, pois achou que só existe uma forma de trabalhar: é a forma honesta, clara, distinta, desassombrada, serena e franca; sempre com uma mutua confiança presente baseada na competência e fundamentalmente nas provas dadas que se vão acumulando ano após ano!


E gente saibam que “Só não cai do cavalo quem não monta”

…vão dando noticias…