quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A ERA DOS “GRUPOS DAS FRANCESINHAS”, E DOS “GRUPOS DO BINHO”

        

Vivemos tempos difíceis, actualmente, não porque tenha descido sobre nós qualquer feitiço exercido em qualquer circulo cabalístico, mas antes, porque quem temos a gerir os destinos, seja de que instituição, e/ou organização for, não passam de um cambadas de incompetentes! Grandes amigos, claro! dos que lhe são imediatamente superiores, mas uma cambada de asnos da mais baixa estirpe e ralé. Hoje para se chegar a um posto de “chefe”, como pomposamente se gostam de chamar, têm de ter OBRIGATÓRIAMENTE três características:
        
-SER AMIGO DE QUEM O NOMEIA (ou ter qualquer grau de parentesco, quer seja carnal, quer seja espiritual do tipo “padrinho do filho mais novo”…)
         -SER BURRO E ESTUPIDO, ACÉFALO, E NUNCA TER ESPIRITO CRITICO…(condição Sine Qua Non)!
- OBEDECER CEGAMENTE ÁQUILO QUE QUEM O NOMEOU, LHE MANDA FAZER!!
        
Também, mas em dimensão bem menor, deverá ser sociável, rir-se muito, impor um bom ambiente, nunca trazer para um encontro/reunião (esta gente gosta muito de reuniões..), problemas, só soluções, mas se por acaso trouxerem problemas, devem expô-los de forma muito humilde, se possível a rastejar, dizendo, e mesmo penitenciando-se pelo facto, que não são capazes de resolver…
         Esta gente, chama a este tipo de posicionamento na vida de “Inteligência Emocional”.
         Nietzsche dá imensas voltas no tumulo!! É que ele tinha um nome claro para estes indivíduos:
ESCROQUES E COVARDES !!!   Gentalha ruim…
         Eu com os poucos conhecimentos que tenho, chamar-lhes-ia “Grupo da Francesinha”, ou “Grupo do Binho”. …também “feteboleiros”, e…
        
Oh! Minha gente, é preciso mudar isto!! Nem sequer é necessário uma grande revolução. Basta que cada um de nós pense, se, quando vai a um médico, para si ou para um ente muito chegado e querido, pretende ser atendido por um médico muito jovial, social, terno, amigão, mas… tecnicamente um zero, ou um carrascão, que sabe e sente que, o que neste caso lhe é pretendido, é que salve a pessoa que lhe está á frente!

Hoje estamos nas horríveis condições sociais, económicas, e de falta de valores, que todos conhecemos, porque nos desleixamos, fomos pelo mais fácil…foi como diz o povo “quem vier atrás feche a porta”….só que quem vem atrás são os nossos filhos que ou se submetem a estes escroques e falhados (mas…amigos do seu amigo, claro…), ou como estão os valores desta sociedade, nunca arranjarão um emprego  em que só tenha valor, o conhecimento, a educação, a formação, e o respeito pelos outros…

Quem não tiver aquelas “tão importantes 3 características”, que acima citei, mesmo sendo tecnicamente muito competente, bom naquilo que faz, limpo, claro, distinto, com noção de honra, com princípios, provas dadas e sólidas que sempre engrandecem a instituição/empresa onde trabalha, por vezes há muitos anos, há décadas, NUNCA sairá da cepa torta.  Conhecem aqueles casos em que uma pessoa, homem ou mulher, trabalha 40 anos, os seus pares reconhecem-lhe competências adquiridas pela sua experiência, pelos seus conhecimentos académicos ao longo da vida, e…nunca saiu de “soldado raso”..??. Leitores, estas pessoas não estão no sitio certo, na hora certa, no tempo certo…na vida certa…ou então, afinal, durante 40 anos não passaram de burros e estúpidos, e aí já se compreende que nunca passem da cepa torta
NUNCA SE ESQUEÇAM, QUE QUEM VENCE NA VIDA, NUNCA É O MELHOR DE TODOS, MAS ANTES, AQUELE QUE MELHOR SE ADAPTA A TODOS!
…vão falando…

domingo, 14 de agosto de 2011

Os Bombeiros (Parte II)

Continuando com este tão importante tema, gostaria de partilhar convosco a seguinte figura:

Por aqui se vê imediatamente, e penso que até de forma mais clara, o posicionamento relativo de cada posto, as suas dependências hierárquicas, e ainda os já falados, Quadros que compões os Bombeiros Voluntários e  Privativos.
 O caso dos Bombeiros Sapadores (profissionais), é diferente.
Perante afinal esta realidade, que tal como na 1ª parte eu dizia ter subjacente uma estrutura militarizada, tenho de por uma pergunta, que há já alguns anos, me anda a sacudir os neurónios:
PORQUE NÃO ACABAR DE VEZ COM BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, PRIVATIVOS, MUNICIPAIS, PROFISSIONAIS, E QUALQUER OUTRO TIPO DE CORPOS DE BOMBEIROS QUE EXISTA, E PASSAR TUDO PARA A ALÇADA DAS FORÇAS ARMADAS???
Quando temos instituições da qual dependem a vida, em toda a sua totalidade desde física á material no sentido dos haveres-pertença, de todos os cidadãos, essas instituições têm de ter bons meios de todo o tipo, desde educação académica, sólida formação profissional, e disponibilidade total. Por outro lado, temos de ter essas instituições “instaladas” nos sítios geograficamente correctos, com conhecimentos dos terrenos que pisam, sem que para isso, até necessitem de grandes investimentos, pois o que está feito, não precisa ser feito outra vez!
Quem senão as Forças Armadas têm todo este potencial por forma a ser utilizado a bem da sociedade? As Forças Armadas existem para proteger os cidadãos de dado país, de qualquer tipo de perigo, seja este de forma constitutiva for.
Não serão os grandes (e pequenos..) incêndios um perigo para a sociedade?
E alguém está a imaginar dentro das Forças Armadas, um superior a dar uma ordem a um subalterno, e este recusar-se cumpri-la?
E alguém está a imaginar dentro das Forças Armadas, existir necessidade de intervenção a qualquer hora do dia ou noite e na caserna só haver 3 ou 4 bombeiros (soldados)?
E alguém está a imaginar dentro das Forças Armadas, algum comandante chegar a esse posto só porque os “órgãos sociais” gostam dele?
Não imaginem, pois nas ditas Forças Armadas nada disso aconteceria:
-Têm quartéis em todo o pais, dentro e fora das cidades, nos campos, nas florestas
-Têm todo o tempo do mundo para fazer formação, simulacros, pois é aquela a sua profissão
-Têm a perfeita noção da obediência hierárquica, dai nunca se correr o risco de se preparar uma dada estratégia de ataque a um fogo, e dar para o torto porque alguém simplesmente…se foi embora, não quer obedecer aquele gajo que não percebe nada disto , não lhe apetece, ou mesmo tem medo..
Para aqueles que se sentem perturbados com esta ideia, deixem-me dizer-lhes que se costuma dizer que “só existe um único estado legal dentro de outro estado legal, e esse estado são as Forças Armadas”. Esta instituição é constituída, em ordem crescente, por secções, por pelotões, por companhias, por batalhões, por brigadas, por divisões, por exércitos.
-3 Secções compõem 1 Pelotão (Alferes)
-4 Pelotões compõem 1 Companhia (Capitão)
-4 Companhias compõem 1 Batalhão (Coronel)
-4 Batalhões compõem 1Brigada (Brigadeiro)
            -4 Brigadas compõem 1 Divisão (General)
            -Algumas Divisões compõem 1 Exército…muitos Generais, todo um estado maior…

É muito natural que hoje a composição orgânica das Forças Armadas, já não assente neste tipo de organização. Não me preocupa em nada nem tira nada á ideia que estou a passar. Quero dizer que nas forças Armadas para além dos militares especializados em técnica militar, existem militares especializados em padeiros, médicos, enfermeiros, advogados, torneiros, electricistas, mecânicos, etc.etc.
Se alguém justificadamente me demonstrar que as Forças Armadas não podem conter na sua organização um pelotão de bombeiros, em cada quartel , então e após muitos anos ,deixarei esta ideia de parte…
Mas enquanto isto se não resolver desta forma que eu penso ser a correcta, por favor senhores “donos” dos corpos de bombeiros, elejam para o quadro de comando pessoas capazes e não os amigos. Obrigado!


…fui…