segunda-feira, 9 de julho de 2012

UM PAÍS DE PAROLOS PROVINCIANOS ???



“O homem tirou uma licenciatura num ano tudo.. bem...(nem sei qual foi..)
É trafulha, não só por isso, mas por todo um rol de coisitas que vêm lentamente a publico..."
Uma coisa é verdade: aquilo que já se sabe, é decididamente muito menos do que aquilo que ainda se está por saber…
Todos sabemos que é um individuo sem carácter, sem vergonha, sem sentido de ética…mas não está no sitio certo??
Vou estar atento a quando na assembleia da republica se falar em educação, quem se vai “encarniçar” por parte dos partidos do centrão, a dizer que temos de ser altamente competentes e para isso teremos de ser rigorosos na educação a ministrar nas escolas…vai ser uma risota!!

Neste lugar a que chamam Portugal, há dois tipos de cidadãos: os licenciados e os outros. As lojas a que chamam universidades privadas, fazem um belo negócio, pois é por elas que muitos “cidadãos” passam de "outros" a licenciados.
A relvófona não é excepção, mas a moda. As excepções contam-se pelos dedos de UMA mão.
Este lugar mal frequentado, é um "areal onde não nasce a aurora".

Em boa verdade, podemos e devemos dizer, porque é assim, relativamente a quem tira um curso superior, tomando posteriormente um “titulo”, que é uma pessoa tecnicamente mais capaz de desenvolver uma dada acção, entenda-se em 99% dos casos, uma profissão de forma mais capaz do que outras pessoa que não têm esse titulo, esses conhecimentos…
(...que para além do mais, fixa essa pessoa a conhecimentos de dada área e num dado nível de conhecimentos, pois tomámos por adquirido que um bacharel sabe menos que um licenciado, este sabe menos que um mestre, este por sua vez sabe menos quer um doutorado, e assim sucessivamente…)
È dado por adquirido que quem tem esses conhecimentos irá dar muito mais á sociedade, do que quem não tem, daí aqueles que têm , devem ganhar mais dinheiro, e mesmo ter mais benesses. Não tenho a mínima duvida  o que tudo o que até aqui escrevi não só é verdade, como tem a minha concordância, mas….
NÃO É ASSIM QUE SE PASSA!..AQUI EM PORTUGAL NÃO É ASSIM QUE SE PASSA!!
É uma de cultura provinciana que nos arreiga desde há já décadas. Lembremo-nos que no passado era atribuída uma dada cátedra a António Salazar, e ele simplesmente …não tinha! Não tinha e pronto. Mas como somos um povo como somos, as coisas passam-se como se passam…
Quem viveu o 25 de Abril, lembra-se de como foram doutorados e engenheirados, dezenas e dezenas de pessoas só porque estavam inscritas nos institutos ou universidades….Sei de um caso em que a pessoa era de uma terra distante, e veio para o Porto estudar; mas ele não queria estudar, quem queria eram os pobres pais dele …então matriculou-se no ensino superior, para ter acesso á cantina que isso era o que lhe importava… e eis que num dado dia aparece no café onde nos reuníamos, e nos disse estar no segundo ano de engenharia, pois tinha havido uma passagem administrativa…mundo…
…e aqueles que por estarem na tropa faziam 15 a 20 exames á mesma cadeira, com intervalos de 15 dias?? era até passarem…a lei do PREC permitia, e então era de aproveitar. São hoje os nossos grandes e intocáveis licenciados que tantas panflas e bitates mandam…..
…e os militares por altura do 25 Abril , do 11 de Março, do 25 Novembro??onde se eram da confiança eram graduados em postos acima daqueles que tinham…por decreto; depois deixavam de ser graduados e ficavam nos ditos postos como se tivessem sido promovidos….adormeciam alferes, acordavam capitães…
Isto foi o nosso país no passado muitíssimo recente!! E devemos ter sempre presente o passado para compreendermos o futuro…Já nos perguntamos porque carga de água, os pais, pobres, fazem de tudo para dar um titulo aos filhos, seja ele qual for não importa, sabendo que hoje 75% é um passaporte para o desemprego…não importa, pois tem uma licenciatura de “Colher Couves ao Pôr do Sol” e isso dá-lhe direito a, lá no café da aldeia ser trado por sr. doutor…e os pais ricos fazem o mesmo, para nos altos encontros sociais, mostrar os filhos, quais produtos acabados de colher, fresquinhos, e dizer que já é doutor, ou engenheiro, ou “alquiteto” ou…uma coisa grande muito grande  maior de todas sempre que possível…
Bem, no Brasil temos os coronéis….mas não nos podemos esquecer quem semeou aquele país….
Tenho também de falar nas empresas que dão titulos mesmo quando as pessoas os não tem. A lei é clara quando obriga um advogado, um medico, um arquitecto, ou um engenheiro, a serem obrigatoriamente membros das respectivas ordens…as empresas quando contratam engenheiros, exigem esse comprovativo?? é que um médico se não estiver inscrito na ordem não pode praticar…não é médico, é licenciado, passando-se o mesmo com um advogado (veja-se o caso de Marcelo Rebelo Sousa, que é catedrático, este a valer, em Direito, mas..não é advogado…), mas, e um engenheiro??? e repito, a lei é clara (artº 3, Ordem dos Engenheiros)
OLOF PALM NÃO TINHA QUALQUER LICENCIATURA, JONH MAJOR IDEM, E OUTROS…TINHA GHANDY?? E NELSON MANDELA? E MADRE TERESA DE CALCUTÁ? E CHAMPALIMAUD? E AMÉRICO AMORIM? E SALVADOR CAETANO?E OUTROS E OUTROS E…FOI POR ISSO QUE ESTAS PESSOAS DEIXARAM DE SER QUEM ERAM?? QUANTO LHES NÃO DEVE A SOCIEDADE???
 TRABALHO NUMA EMPRESA ONDE AS TRÊS PESSOAS QUE A FUNDARAM NÃO TINHAM QUALQUER LICENCIATURA, MAS TINHAM MUITOS E ENORMES CONHECIMENTOS!!! TAIS, QUE HOJE É UMA DAS MAIORES EMPRESAS (SENÃO A MAIOR NA SUA ÁREA..), DO MUNDO...DO MUNDO!!!

…conhecem o velho ditado “ganha fama e deita-te na cama”?..
Hoje a nossa mentalidade é exactamente essa:
Tenho um curso superior, não tenho de trabalhar, mais e melhor, pois foi para isso que a sociedade em geral me ajudou a tirar esse curso, não..
Tenho de me pavonear com esse curso, e esperar que as coisas boas me apareçam, pois tenho um curso superior..
É FACTO QUE AINDA TEMOS PESSOAS, JOVENS, NESTE CASO, QUE AINDA SE NÃO DEIXAM CONSPURCAR NEM SUJAR COM ESTAS…SENDEIRICES….ESSES JOVENS SABEM QUE SE TRABALHAREM DE FORMA CORRECTA, PODEM SEMPRE DIZER:
-PODEM TIRAR-ME TUDO, MENOS OS MEUS CONHECIMENTOS…

Vamos indo…