quinta-feira, 14 de julho de 2011

Globalização… ??

Quando nos falam na globalização, é suposto ficarmos , já, com a ideia e noção que dominamos, ainda não o cosmos...mas uma parte dele : o planeta Terra! Já sabemos tudo, já controlamos tudo o que sobre este planeta diga respeito...e, simplesmente, muito simplesmente, tudo isto não é verdade.
Sem pretender entrar por caminhos filosóficos, dos quais certamente não saberia como sair deles, pretendendo isso sim descer ao meu nivel, digo, e para já, somente a titulo de começo :
falem-me de globalização quando todos os paises envolvidos em trocas comerciais tiverem as mesmas leis laborais, sindicatos,…
                       
Caros leitores, quando falámos em globalização, neste momento muito presente, vem a todas as mentes imediatamente, o aspecto económico, e sobre ele tecemos também imediatamente, o comentário que na minha primeira abordagem teci...é assim, é imediato,...claro que salta à vista que quem ganha 10 centimos, na India, ou China por dia (...ganha?? ), pela via do salário, tem logo ganha a batalha da tão falada "produtividade"!!
Não podemos ir a esses paises e obrigá-los a terem as mesmas regras e condições que temos na União Europeia, mas podemos nós os simples cidadãos, fazermos um pouco de "colbertismo", só comprarmos o que é fabricado na União Europeia; ajudávamos toda a gente em várias vertentes : os nossos empresários, o nosso emprego, e neste espirito, obrigariamos esses paises a levantar os olhos, e verem que são seres humanos que os compõe e não animais/escravos, que só servem para trabalhar...
Continua a ser uma visão redutora da globalização, mas agora, após as minhas primeiras linhas, já não penso que os motivos económicos nos saltem à vista pelas razões acima apontadas, penso que nos salta à vista porque È A UNICA LIGAÇÃO QUE OS BLOCOS TÊM ENTRE SI!!!
Não têm culturas iguais, nem os mesmos objectivos de vida, e muito importante, não querem ter...(estando no seu direito de assim procederem).
Não podem nem devem, então esses blocos, depois de tudo ser feito por forma a ficarem integrados numa via democrática, numa via onde o centro é a vida humana, agirem como se de demónios se tratasse quem os quer ajudar.
E meus caros leitores, tenho todo o respeito pelos paises, pelos povos e pelos seus costumes, muitos deles com saberes milenares, mas não me parece que a proveniência do progresso, em cujo acenta a modernidade que hoje esses paises ostentam, tivesse por base, mesmo em pequena medida, esses mesmos paises; estes serviram e servem como trampolim, devido á forma escrava como encaram quem trabalha e produz.
Não nos esqueçamos, nós os ocidentais, que fomos tidos como o paradigma desses povos; não já para eles próprios, mas para os seus netos, bisnetos,...esses sim haviam de ter regras como "lá os ocidentais têm!" , e não mais trabalhariam de forma escrava como actualmente assim sucede nesses paises, chamados de BRIC, "economias remanescentes"...mas só cá para nós, estou a ver-nos descer ao nivel deles, e eles a desanimar, pois estão a ver os seus paradigmas esfumar-se, qual vapor d'água no éter...
E por tudo isto, e enquanto a correlação de posicionamentos, sejam estes de que indole forem, se mantiverem, penso :
Globalização, sim mas dentro dos blocos com as mesmas regras, pois se assim não fôr, será como ter a jogar duas equipas, futebol, tendo uma delas por base, as regras do raguebi.

saí do disco...

domingo, 10 de julho de 2011

...que Liberdade tenho Eu?

Dentro deste tema apraz-me tecer o seguinte comentário, que por muito populista que pareça ser, não deixa de ser uma realidade :
          Nestes tempos, só alguns têm liberdade total !...e eu, enquanto cidadão comum e cumpridor, não pertenço a esse grupo!
         
Tenho liberdade de me deslocar na minha cidade, ou vila? Não, não tenho! Tenho é muita sorte se me aventurar num passeio, com a minha familia, pela minha cidade, ou vila e chegar a casa sem ser assaltado, sem ser enxovalhado, mesmo sem ter levado um arraial de porrada...é que HOJE IMPERA A IMPUNIDADE...para quem pensa ter lido mal, eu repito :HOJE NESTE PAÍS IMPERA A IMPUNIDADE!!! Tal como noutras circunstâncias da vida enquanto sociedade, cujas também já foram, e irão ser abordadas neste blog, somos sujeitos quer psicológica, quer fisicamente, a provações nunca antes pensadas, porque...QUEM NOS SUJEITA A ESSAS PROVAÇÕES, SABE MUITO BEM, SABE MUITO BEM...QUE NADA LHE VAI SUCEDER...e coitado daquele que leva um tiro, uma facada, um arraial de porrada, pois pode ver-se envolvido num processo judicial onde pode muito bem ser acusado de...simplesmente estar no local certo, mas na hora errada. É a perversão total da liberdade, e a imposição da lei do medo.
         Quando o cidadão comum tem de ir a um tribunal, sente-se temeroso, sente-se deslocado, TEM VERGONHA, mesmo que seja por uma multa de estacionamento...um criminoso está como peixe na água..
         
Quando passamos na estrada e vemos os agentes da autoridade, sentimos que se não estamos a cumprir a lei, a temos de cumprir, pois assim funciona o objectivo persuasivo do cumprimento da lei, que aquela presença tem; nesta nossa sociedade NÃO EXISTE NENHUM SISTEMA QUE PROTEJA EM ANTECIPAÇÃO,O CIDADÃO CUMPRIDOR!! (...e já houve...) E meus caríssimos leitores, de uma vez por todas, é necessário que volte a existir ; é necessário que possamos usufruir desta liberdade em pleno, porque só com este tipo de liberdade podemos pensar nos outros tipos de liberdade.
         
O legislador tem de uma vez por todas, sentir, saber, que o normal é as pessoas cumprirem a lei...NÃO PODE FAZER LEIS DE TAL FORMA QUE AS VITIMAS PAREÇAM CULPADAS E OS CRIMINOSOS UNS COITADINHOS, COM TODA UMA “CARRADA” DE DESCULPAS, E POR TAL, PODEM COM TODO O Á-VONTADE, DESGRAÇAR PESSOAS, FAMILIAS, UMA SOCIEDADE...
         Muito suavemente, gostaria de lançar um repto aos caríssimos leitores…antes de 25 de Abril de 1974, estava tomado por adquirido, muitas das vezes só na mente do povo, na opinião publica, que desde que um cidadão fosse acusado, diria mesmo, só suspeito, era culpado!! Hoje, e muito bem a meu ver, só se é culpado, se realmente assim o entenderem os tribunais, onde para que assim se passe, terá existido prova estabelecida, onde e até ao estabelecimento de provas incriminatórias, qualquer cidadão é inocente…e muito importante, cabe à acusação fazer prova do que acusa!
          Neste hiato temporal, entre o “25 Abril”, e hoje, muita legislação foi produzida; não estarão os legisladores, mesmo de forma inconsciente, a legislar só no sentido oposto ao antigamente…só para marcar a diferença?...
            Daqui lanço um apelo sentido :Srs. Legisladores,por favor não façam isso, não façam assim, venham ao terreno ver a realidade do dia a dia do cidadão comum. Não serve de nada ao vulgar cidadão, grandes estratégias de operações para apanhar “os chefões”, “os tubarões” do crime, estratégias essas que demoram eternidades, se é que alguma vez têm fim ??!…não são esses que os assaltam, não são esses que lhes transmitem o medo e a insegurança.
            É obviamente muito importante esse tipo de acções, mas não é menos importante o facto de o chamado “peixe pequeno”, o que estará no fim do organograma do crime, ser o que directamente preocupa o vulgar cidadão, de quem o dito cidadão leva o tiro, a facada, o arraial de pancada…
            Senhores Legisladores (e já agora aproveito ), senhores políticos , e governantes, venham cá abaixo, desçam até nós, os humildes, ( mas não mentecaptos nem ignorantes !), para de uma vez por todas, saberem do que falam, sentirem o cheiro da realidade, do medo, da insegurança…verem e sentirem como vivem e o que pensam as pessoas, que afinal de contas, são governadas pelas vossas leis e pelos vossos actos !!

…agora saio do disco triste..

O Sentido da Honra

Vivemos um momento particularmente conturbado no que diz respeito a valores de vida e da vida…
Eu tenho o privilégio, como muitos dos leitores, de ter idade para, pelo menos, ter passado por diferentes estádios e vicissitudes que a vida me foi colocando ao longo dos meus anos de vivência, e foram tantos e tão diferentes, que de cátedra, posso tomar minhas as palavras do nosso povo “… tenho 50 anos de idade, mas 100 de vida…”
Durante esse percurso cruzei-me, cruzamo-nos, de entre muitas realidades, com a realidade “do compadrio”, “da cunha”… e se quando era jovem ficava perturbado, mas não me detinha muito sobre o assunto, pois tinha com toda a certeza coisas mais “importantes para fazer, como as coisas da juventude”, hoje quando me deparo com essas situações, fico triste, tocado profundamente, revoltado, impotentemente revoltado…
Nem sequer me vou posicionar somente no aspecto moral, digo imoral, que apesar de ser muito importante, de ser um pilar-forte de construção, de qualquer sociedade que se queira digna, justa, equilibrada, moderna, pode pela sua natureza abstracta não sensibilizar as pessoas mais desprevenidas, mais distraídas…não podem contudo as situações reais deixar de ser sentidas por todos nós :
-Terão todos os políticos que conhecemos, seja de âmbito concelhio, seja de âmbito nacional, sentido de estado? Conhecimentos suficientes para os cargos que ocupam? Terão impermeabilidade suficiente relativamente a influencias exteriores para executarem as obras que devem executar, quando estas beneficiam a população e não beneficiam grupos de interesses?

-Terão todos os empresários, e responsáveis da e na industria que conhecemos, seja de âmbito PME, seja grande empresa, sentido de dever? Conhecimentos suficientes para os cargos que ocupam? Terão impermeabilidade suficiente relativamente a influencias exteriores para executarem as obras que devem executar, quando estas beneficiam a empresa onde, e para quem, trabalham, e não beneficiam grupos de amigos, onde se entrecruzam interesses comuns obscuros, (...e por vezes patéticos..)?
No fundo, de forma como esta nossa sociedade actual, está organizada, dependemos destas personagens...para o bem e para o mal.
Mas não façamos disso tragédia; façamos, isso sim o que realmente a vida real nos exige que façamos, ou seja, que mostremos a essas personagens, que sem nós, os que crónicamente ficam sempre fora e a depender, que sem nós não são nada, pois nem sequer têm justificação para existir...
...e volto a sair do disco...

Os Funcionários Publicos

Fiquei deveras triste, quando num dado sábado, ao fim do dia, num programa da RTP2, de índole económica e financeira, vi e ouvi (…todos viram…) um (ido já..)secretário de estado, do ministério das finanças, dizer com um sorriso cúmplice e de satisfação, que estava já confirmado, os funcionários públicos no ano transacto, já ganharam menos, e neste ano, tudo indica que o sentido dos salários se mantenha, isto é, o descendente.

Perante esta afirmação, a minha tristeza afinal, não durou muito. Pensei que talvez, este secretário de estado se estava a referir aos ministros, aos assessores dos ministros, aos secretários dos ministros, aos secretários dos assessores dos ministros, aos secretários de estado, aos assessores dos secretários de estado, aos secretários dos secretários de estado, aos secretários dos assessores dos secretários de estado, aos directores gerais, aos assessores dos directores gerais, aos secretários dos assessores dos directores gerais, aos gestores/conselhos de administração das empresas públicas, tipo Caixa Geral de Depósitos, tipo GALP, tipo REFER, tipo ANA, tipo RTP, tipo REN, tipo…,aos governadores do Banco de Portugal, aos assessores destes quadro superiores, aos secretários destes quadros superiores, aos generais do exército, aos generais da força aérea, aos almirantes da marinha, aos oficiais das forças armadas que até dada patente, mantêm todas as mordomias, vá-se lá saber com que justificação…porventura aos séquitos de assessores e secretários, das câmaras municipais, ás empresas municipais que existem com figura jurídica própria para executarem aquilo para o que a câmara em principio tinha por suas funções (..isto é de doidos..estou a escrever isto, e parece que só agora estou a dar conta da imensa fraude publica que é a constituição destas empresas…)…

Não, não me acredito que se estivesse a referir ao professor, ao polícia, ao médico, ao administrativo, ao enfermeiro, ao bombeiro, ao especialista de qualquer serviço que o estado tem obrigação de prestar, e com toda a eficiência…
Admito uma coisa: é necessária coragem para enfrentar o povo com desfaçatez, desprezando-o, sabendo e sentindo que se pode dizer o que se quiser, fazer o que se quiser, porque no final ninguém pode ser condenado por … tomar opções políticasAINDA minha boa gente..AINDA!!!

Todos sabemos que é necessário mudar muita coisa no funcionalismo público! Existem coisas que são simplesmente absurdas nesse sector, tomando por comparação o sector privado, tomando por referência o que qualquer cidadão espera de um serviço publico eficiente, e vê essa expectativa gorada; não é em vão que nestes últimos 20 ou 30 anos, se caricaturou o funcionário público de forma a mostrá-lo como um malandro, um incompetente…o povo mais não fez que ir juntando aos poucos os milhares de situações com as quais se foi confrontando durante os tempos; mais não fez que começar a fazer lei de muitas e muitas situações anómalas, arrogantes, incompetentes, desleixadas, com as quais se foi deparando ao longo dos tempos, nos seus (obrigatórios) contactos com os serviços do estado…obviamente esta situação tem de ser mudada, MAS DE UMA FORMA CORRECTA!
Cada serviço sabe exactamente quais as funções que lhe cabem no organograma da função publica. Cada responsável por serviço, sabendo exactamente os objectivos a atingir, pelo seu sector, deve munir-se dos meios humanos e outros de forma a satisfazer e atingir de forma plena, esses objectivos.
Como em qualquer caso quer seja no sector privado, quer no sector público, os pomposamente chamados de “Recursos Humanos”, que afinal até são as pessoas, TÊM QUE SER BEM RECOMPENSADOS, não só no aspecto monetário, que apesar de ser importante, não o é mais, que a recompensa psicológica, o ser reconhecido, o não ser estigmatizado como se de um demónio se tratasse! Só com profissionais bem tratados em todos, e a todos os níveis, se poderão esperar trabalhos e desempenhos altamente eficientes; só nessas circunstâncias poderá haver lugar para uma reclamação, pois o eventual reclamante, sabe que os serviços têm todos os meios, desde o humano ao não humano, para funcionar…
O que estes governantes estão a fazer, em vez de terem o trabalho (se calhar é por isso, é muito trabalho…) de separarem o trigo do joio, de afastarem os parasitas, os que realmente ganham enormes somas e não produzem justificadamente um décimo desse bolo que levam, não…optam pelo disparatado principio: “Ali no meio daquelas cem pessoas está um culpado…como não sei quem é, matam-se todos, que o culpado também morre..”
Companheiros, estejamos atentos. Quantas vezes, já nos tempos que correm, houve pais de alunos a bater nos professores? Quantos policias ou foram brutalmente assassinados ou se matarem algum safado e malandro, têm de provar muito bem que se o não tivessem feito, quem morreriam eram eles? Quantas vezes hoje vamos a uma qualquer repartição do estado e vemos que só lá estão meia dúzia de funcionários, para muitas e muitas pessoas, cidadãos que deviam ser bem servidos? Preciso falar na desmotivação do sector da saúde?? Hoje, eu que não sou funcionário publico, sinto que estas pessoa estão de rastos, e isso está a prejudicar-me bastante, pois eu preciso de um serviço de estado forte e não desmotivado, que é igual a fraqueza e fragilidade…
Mas estamos à espera de quê? Que estes profissionais se esmerem? Para quê? Para quando um qualquer chefe não gostar dele , e de maneira até agora ainda não totalmente esclarecida, lhe baixar a notação? Para continuar a ser bode expiatório de um qualquer ministro, cujo, para chegar a esse cargo não precisa de ser competente, não precisa de saber e provar nada,…só precisa de ser da confiança do líder do partido ganhador?
Atenção…quem não conhece o pensamento de B. B.:…levaram o padre, mas que me importa, eu não sou padre; levaram o comunista, mas que me importa, eu não sou comunista; agora estão a levar-me a mim…posso importar-me, mas já é tarde…”

…saio do disco perturbado, e até confuso…empresas municipais??????