domingo, 10 de julho de 2011

...que Liberdade tenho Eu?

Dentro deste tema apraz-me tecer o seguinte comentário, que por muito populista que pareça ser, não deixa de ser uma realidade :
          Nestes tempos, só alguns têm liberdade total !...e eu, enquanto cidadão comum e cumpridor, não pertenço a esse grupo!
         
Tenho liberdade de me deslocar na minha cidade, ou vila? Não, não tenho! Tenho é muita sorte se me aventurar num passeio, com a minha familia, pela minha cidade, ou vila e chegar a casa sem ser assaltado, sem ser enxovalhado, mesmo sem ter levado um arraial de porrada...é que HOJE IMPERA A IMPUNIDADE...para quem pensa ter lido mal, eu repito :HOJE NESTE PAÍS IMPERA A IMPUNIDADE!!! Tal como noutras circunstâncias da vida enquanto sociedade, cujas também já foram, e irão ser abordadas neste blog, somos sujeitos quer psicológica, quer fisicamente, a provações nunca antes pensadas, porque...QUEM NOS SUJEITA A ESSAS PROVAÇÕES, SABE MUITO BEM, SABE MUITO BEM...QUE NADA LHE VAI SUCEDER...e coitado daquele que leva um tiro, uma facada, um arraial de porrada, pois pode ver-se envolvido num processo judicial onde pode muito bem ser acusado de...simplesmente estar no local certo, mas na hora errada. É a perversão total da liberdade, e a imposição da lei do medo.
         Quando o cidadão comum tem de ir a um tribunal, sente-se temeroso, sente-se deslocado, TEM VERGONHA, mesmo que seja por uma multa de estacionamento...um criminoso está como peixe na água..
         
Quando passamos na estrada e vemos os agentes da autoridade, sentimos que se não estamos a cumprir a lei, a temos de cumprir, pois assim funciona o objectivo persuasivo do cumprimento da lei, que aquela presença tem; nesta nossa sociedade NÃO EXISTE NENHUM SISTEMA QUE PROTEJA EM ANTECIPAÇÃO,O CIDADÃO CUMPRIDOR!! (...e já houve...) E meus caríssimos leitores, de uma vez por todas, é necessário que volte a existir ; é necessário que possamos usufruir desta liberdade em pleno, porque só com este tipo de liberdade podemos pensar nos outros tipos de liberdade.
         
O legislador tem de uma vez por todas, sentir, saber, que o normal é as pessoas cumprirem a lei...NÃO PODE FAZER LEIS DE TAL FORMA QUE AS VITIMAS PAREÇAM CULPADAS E OS CRIMINOSOS UNS COITADINHOS, COM TODA UMA “CARRADA” DE DESCULPAS, E POR TAL, PODEM COM TODO O Á-VONTADE, DESGRAÇAR PESSOAS, FAMILIAS, UMA SOCIEDADE...
         Muito suavemente, gostaria de lançar um repto aos caríssimos leitores…antes de 25 de Abril de 1974, estava tomado por adquirido, muitas das vezes só na mente do povo, na opinião publica, que desde que um cidadão fosse acusado, diria mesmo, só suspeito, era culpado!! Hoje, e muito bem a meu ver, só se é culpado, se realmente assim o entenderem os tribunais, onde para que assim se passe, terá existido prova estabelecida, onde e até ao estabelecimento de provas incriminatórias, qualquer cidadão é inocente…e muito importante, cabe à acusação fazer prova do que acusa!
          Neste hiato temporal, entre o “25 Abril”, e hoje, muita legislação foi produzida; não estarão os legisladores, mesmo de forma inconsciente, a legislar só no sentido oposto ao antigamente…só para marcar a diferença?...
            Daqui lanço um apelo sentido :Srs. Legisladores,por favor não façam isso, não façam assim, venham ao terreno ver a realidade do dia a dia do cidadão comum. Não serve de nada ao vulgar cidadão, grandes estratégias de operações para apanhar “os chefões”, “os tubarões” do crime, estratégias essas que demoram eternidades, se é que alguma vez têm fim ??!…não são esses que os assaltam, não são esses que lhes transmitem o medo e a insegurança.
            É obviamente muito importante esse tipo de acções, mas não é menos importante o facto de o chamado “peixe pequeno”, o que estará no fim do organograma do crime, ser o que directamente preocupa o vulgar cidadão, de quem o dito cidadão leva o tiro, a facada, o arraial de pancada…
            Senhores Legisladores (e já agora aproveito ), senhores políticos , e governantes, venham cá abaixo, desçam até nós, os humildes, ( mas não mentecaptos nem ignorantes !), para de uma vez por todas, saberem do que falam, sentirem o cheiro da realidade, do medo, da insegurança…verem e sentirem como vivem e o que pensam as pessoas, que afinal de contas, são governadas pelas vossas leis e pelos vossos actos !!

…agora saio do disco triste..

Sem comentários:

Enviar um comentário