domingo, 3 de julho de 2011

Pegar de uma vez por todas, o bicho pelos frontais...

(...ou a receita milagrosa.?? )

Neste país, nunca é demais falar na educação e/ou na formação, repito, NUNCA É DEMAIS !!
Penso ser aceitável o princípio "o que lá vai, lá vai" (curiosamente só nesta área aceito este principio...), e neste campo vamos embora, vamos mas é em frente, que se faz tarde...
Dito isto, e concretizando o que me vai no pensamento, digo que no ensino básico, dever-se-ia de uma vez por todas voltar a exigir o minimo, e não, nunca mais, deixar avançar quem não souber o minimo, e isto refere-se ao caso, de ano a ano...quem não souber, fica! No ensino básico, dever-se-ia começar a ensinar formação civica rodoviária, cujo terminus seria no 12ºano, (e aproveitar-se-ia para implementar o principio de que sómente poderia ter licença de condução, vulgo "carta", afinal, quem tivesse o 12ºano, atingindo de uma forma muito simples esta escolaridade obrigatória!!); no ensino básico ensinar-se-iam Primeiros Socorros, cujos também só terminariam no 12ºano ; no ensino básico aprender-se-ia formação cívica de cidadania...normas, condutas onde imperasse o respeito pelas pessoas, onde imperasse o respeito pelo Ambiente, afinal de todos nós em geral, e de ninguém em particular!
Aceito que seria um trabalho que assentaria em grande parte, no conhecimento, e fundamentalmente na sensibilidade do Professor, mas reciprocamente devemos todos aceitar que é exactamente para isso que o Professor, qual Mestre-Escola, lá está!! Este ensina matéria da aprendizagem técnica, como o ler, escrever, e contar, mas também deve, tem, de ensinar Vida...se possível, claro em regime de complemento com a educação que a criança tem em casa.?!
Todas estas matérias, como atrás foi dito, seriam transversais, aos ensinos básicos e secundários, formando sólidamente os estudantes, em formação civica, cidadania, que no futuro evitaria as milhares de mortes que hoje existem por puro analfabetismo civico em todas as areas e vertentes.
Aquando do ensino superior, onde deveria acabar o "numerus clausus", claro... (veja-se o caso do Japão, onde os alunos entram no jardim-escola, e só saem, se tiverem capacidade intelectual, no final do ensino superior!!!), penso que se deve pensar, disse PENSAR, exactamente o que o pais necessita...se neste pais nunca se construiram de raiz aviões, nem naves espaciais, para quê cursos extensos e caros, de Ciencias Aeroespaciais? O pais necessita de técnicos de saude, de técnicos de informática, de técnicos de turismo, de técnicos de energia de e para a melhoria do ambiente, de técnicos de engenharia, de biólogos, de sociólogos, de com toda a certeza muitas e muitas especialidades, mas com implantação no pais! Unir a industria com as universidades...fazer os alunos passarem um mês por ano lectivo numa empresa da area do respectivo curso, para de cada vez se poderem trocar conhecimentos universidade/empresa...o aluno fica realmente com a noção do tecido empresarial existente no pais, e o empresário fica com a mesma noção do que é realmente ensinado nas universidades, e dos dois lados, sempre existe a possibilidade de expôr o que deve ser melhorado!
...sinto ter despertado sorrisos, ou mesmo risos, aos leitores, após lerem este texto, ...mas, não retiro nem uma única virgula ou ponto aquilo que aqui deixo escrito.
Este pais precisa que tomemos, para começar e no ensino, esta atitude, para o bem de todos, no presente e no futuro...

...e lá volto eu a deslizar do disco....

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